Bota impermeável: cuidados para a sua durar mais

Seja para prática de atividades físicas como hiking e trekking, ou para uso no dia a dia, uma opção de bota impermeável pode ser muito interessante para você ter no armário. Esse tipo de acabamento e material torna o calçado mais resistente e pronto para qualquer situação.

Hoje trouxemos esse post recheado com motivos para te convencer a investir em uma bota assim. E, além disso, muitas dicas para prolongar a durabilidade da peça. Continue lendo!

Você também pode gostar – Dicas para trekking: tudo o que você precisa saber para começar

Como fazer a manutenção de uma bota impermeável?

Se você optou por uma bota impermeável, deseja que ela continue tendo essa vantagem por muitos anos, certo? Para isso, é preciso tomar alguns cuidados especiais de manutenção.

Como limpar a parte externa da bota

Limpe a sua bota, seja ela impermeável ou não, logo depois da utilização. Assim, fica muito mais simples manter a bota sem resíduos que podem ser prejudiciais para o material de confecção.

Assim que chegar em casa depois de um dia de trabalho ou ao voltar de uma trilha, limpe sua bota com um pano úmido ou com uma escova de cerdas macias, também úmida. Não use materiais abrasivos nem misture produtos químicos à água.

Para o solado, que é a parte que ficará mais suja, use uma escova mais resistente e esfregue-o com cuidado, usando água.

Como limpar a parte interna da bota

A limpeza interna da bota impermeável não precisa ser feita todas as vezes em que a mesma for utilizada, como é o caso da parte externa (principalmente se a sua bota estiver em boas condições de uso).

Para limpar internamente, retire cadarços e palmilhas e lave-os com água e sabão neutro, com ajuda de uma escova de cerdas macias. No restante da área interna, passe apenas um pano limpo umedecido em água.

Deixe a bota secar e respirar em um ambiente ventilado e com sombra. E só guarde-a no armário quando todos os componentes estiverem completamente secos.

É importante ressaltar de que a limpeza, seja da parte interna ou externa, de forma alguma deve ser feita encharcando ou colocando a bota de molho, pois isso fará com que a mesma perca a impermeabilidade.

Qual a melhor maneira de guardar a bota?

Sempre mantenha a sua bota impermeável em um ambiente seco, livre poeira, umidade e  mofo. Evite guardá-las dentro de sacos plásticos e não coloque peso sobre elas, para que as mesmas não deformem.

Como conservar as botas impermeáveis

Esse tipo de bota precisa de cuidados específicos e por isso lembre-se sempre de mantê-las hidratadas. Caso sejam de couro animal, com um condicionador próprio para esse tipo de sapato.

Se for indicado pelo fabricante, você pode também reforçar a impermeabilidade ao longo do tempo, também com produtos específicos como soluções criadas para esse fim.

 

Gostou das nossas dicas para manter a sua bota impermeável em boas condições por mais tempo? Reforçamos que você deve sempre seguir o que é indicado pelo fabricante das botas que você comprou, além de entrar em contato com o mesmo caso tenha algum problema.

blogvento

blogvento