Conheça os equipamentos de trilha essenciais para a sua prática

27/02/2018 Hiking e Trekking92

Existem alguns equipamentos de trilha que são essenciais para qualquer trekkeiro. Se você está iniciando no mundo das trilhas, fique ligado nas dicas que vamos dar neste post. Os equipamentos para trilha não são meras formalidades, eles são necessário tanto para o conforto quanto para a segurança.

Leia também: dicas para trekking: tudo o que você precisa saber para começar.

Qual a importância dos equipamentos de trilha?

Para os trekkeiros de primeira viagem, existe uma lista de equipamentos básicos que deve ser considerada. Esses equipamentos são de uso cotidiano, portanto não são nenhuma novidade. Contudo, no contexto de trilha podem fazer muita falta.

Por exemplo, se você se machucar durante uma trilha, é essencial que tenha um kit de primeiro socorros. É possível fazer curativos a partir de materiais que você levar, porém, é colocar sua saúde em risco. Dessa forma, é importante levar os equipamentos de trilha a sério. Quanto mais você souber sobre eles, melhor preparado estará para as trilhas que irá fazer. Isso faz com que sua segurança e de seus companheiros seja mantida.

Talvez seja do seu interesse: roupa de trilha: como escolher a ideal.

Se você estiver se programando para fazer uma trilha, veja nossas dicas do que levar. Se achar melhor, crie uma check list com tudo o que precisa.

Kit de primeiros socorros

O kit de primeiros socorros é item essencial para qualquer tipo de trilha que você for fazer. Em hipótese alguma saia de casa sem ele, pois, nunca sabemos de fato quando será necessário.

Veja alguns itens básicos que devem fazer parte:

  • Repelente;
  • Pomada para queimadura/alergia;
  • Gaze, algodão;
  • Esparadrapo;
  • Band-aid;
  • Antiséptico;
  • Lenços umedecidos;
  • Remédios (de uso contínuo, para dor de cabeça/muscular, anti inflamatório etc).

Garrafa térmica

Manter-se hidratado durante uma trilha é essencial. Portanto, leve consigo uma garrafa, de preferência térmica. Isso porque se o dia estiver quente, é possível manter a temperatura da água mais amena.

O importante é levar uma garrafa de água. Contudo, se por um acaso acabar ou você não tiver, opte por tomar água de rios ou nascentes.

Lanterna

É importante levar a lanterna mesmo que a trilha seja curta e não se estender até à noite. É passível de ocorrer algum imprevisto e ela pode ser essencial para estas situações. Portanto, lembre-se de deixar as pilhas carregadas e levar algumas pilhas reservas.

Protetor solar

É de conhecimento geral os benefícios do uso do protetor solar. Portanto, não deixe de levá-lo e usá-lo durante as trilhas que você irá fazer, mesmo que o dia esteja nublado.

Canivete

Você sabia que o canivete é extremamente necessário durante uma trilha? Com ele é possível resolver alguns imprevistos que aparecem. Ele serve tanto para os trekkeiros mais experientes quanto aos iniciantes.

Saco de lixo

Pode ser que o que você estiver levando não gere lixo. Contudo, é importante levar um saco de lixo junto a suas coisas. Mesmo que durante a trilha surja um ou outro lixo, é necessário ter respeito à natureza e separar todo o material produzido durante a trilha – e, é claro, descartá-lo corretamente.

Agora que você sabe os itens básicos e essenciais para trilhas, faça sua lista do que levar e aproveite a prática!

blogvento

blogvento