Trilha para iniciantes: 7 dicas para começar agora

28/02/2018 Hiking e Trekking84

Se você cansou dos programas repetitivos da cidade e agora busca emoção de verdade na natureza, as trilhas são um ótimo caminho. Calma aí, você é um novato nesse tipo de aventura? Então leia o post que preparamos com 7 dicas fenomenais que prometem te ajudar a arrasar em qualquer trilha para iniciantes!

Procure trilha para iniciantes na sua região

Lendo de primeira, até pode parecer bobo dar um dica dessas. No entanto, é muito comum que iniciantes tentem dar passos maiores do que são capazes.

Com isso, acabam estragando toda a diversão do passeio e ficando com uma má impressão da atividade. Então evite ir em trilhas que exigem mais experiência logo de cara.

Planeje o horário do percurso

Como qualquer outra atividade, principalmente as que envolvem o condicionamento físico, é necessário planejamento.

Por exemplo, se o trajeto da trilha demora 5 horas para ser concluído, contando 4 horas de ida e volta e uma para descanso, o ideal é sair no máximo até as 13h. Assim você vai e volta antes de começar a entardecer.

Use calçados adequados

Não, nada de chinelos e sapatos mais urbanos e casuais. Todo exercício físico demanda um tipo específico de calçado, com as trilhas não poderia ser diferente.

A dica para praticar trilha é usar calçados que sejam adequados tanto para o percurso a ser realizado, quanto para seu pé. Trilhas possuem terreno irregular, por isso o aconselhável é um calçado que não vá escapar do pé e que ofereça grande nível de aderência, como as botas.

Prepare seu corpo

Antes de iniciar um trilha, que é uma caminhada um pouco mais difícil que a convencional, prepare seu corpo.

Realize pelo menos três caminhadas leves durante a semana antes da sua trilha, assim quando for realizá-la seu corpo ainda estará com a lembrança corporal e não irá se cansar tão rápido.

Não se sobrecarregue

É recorrente que, ao realizar a trilha para iniciantes, as pessoas carregam enormes quantidades de itens. Isso ocorre por conta do despreparo no momento de informação.

Sim, é importante prevenir-se e levar alguns itens essenciais como:

  • Mapa;
  • Cantil;
  • Lanterna;
  • Estojo de primeiros socorros;
  • Protetor solar;
  • Papel higiênico;
  • Saco de lixo;
  • Mochila.

Estes são os itens básicos para uma trilha para iniciantes, que é extremamente diferente de uma trilha com nível intermediário, em que se faz necessário muitos outros itens.

O importante é saber definir quais são suas prioridades e o quanto de peso você é capaz de carregar, sem que isso afete negativamente sua diversão e a dos demais.

Segurança em primeiro lugar

Por mais que seja tentador explorar novas rotas, lembre-se que você não possui experiência nesta prática. E qualquer erro, por mais sutil que pareça, pode colocar a sua segurança em risco.

Mesmo que a trilha seja para iniciantes, não é recomendável fazer o trajeto sozinho, pois qualquer adversidade que ocorra não existirá ninguém que possa te socorrer.

Gostou das nossas dicas de trilha para iniciantes? Escolha a sua e comece a se aventurar por esse tipo apaixonante de prática!

blogvento

blogvento