Leve seus filhos para acampar!

Vantagens

Muita gente acha que acampar com crianças pequenas é algo impossível. Até alguns campistas mais experientes compartilham dessa opinião e acabam esperando que as crianças cresçam um pouco.

Isso é uma pena. O campismo vai muito além do que simplesmente uma maneira econômica de hospedagem. A prática é baseada no coletivo, em sua versão mais plena. Se, por um lado, o campismo favorece um contato intenso com a natureza, por outro propicia uma experiência onde o diferente impera. O privado cede ao coletivo. Dessa forma, promove um ambiente rico em diversidade social, cultural e racial. Justamente por isso, essa experiência pode ser mais enriquecedora na primeira infância.

Benefícios no desenvolvimento

Com ela, os pequenos podem se beneficiar mais do contato com a natureza e da prática do coletivo. É nesse momento que a criança começa a construir sua visão de mundo e toda a base fundamental para seu desenvolvimento como ser humano. É na infância que o cidadão começa a desenvolver o pensamento crítico e a solidariedade. E que se estabelece a segurança emocional que irá servir de pilar para o desenvolvimento de um cidadão consciente e democrático.

Além disso, o campismo promove uma excelente oportunidade de aproximação entre pais e filhos. Longe dos afazeres de casa, do trabalho, da TV e de toda a tecnologia, só nos resta usar esses recursos criativos para favorecer o lúdico necessário, partindo da simplicidade, para entreter nossos filhos. Esse estar junto em um novo contexto fortalece o vínculo afetivo. A comunicação e a compreensão se estabelecem quando podemos finalmente nos voltar com mais atenção para as necessidades dos pequenos. Além de descobrir e entender suas vivências, explorar seus eventuais problemas e ajudá-los a construir soluções. Essa afetividade, amor e vínculo são vitais para o desenvolvimento emocional dessas crianças que responderão as dificuldades impostas pela vida com mais segurança e desenvoltura.

É válido lembrar

É claro que ir para um camping com os filhos requer um pouco mais de planejamento, cuidados e equipamentos. Vão além de simplesmente colocar a mochila nas costas e sair para uma nova aventura. Mas vale a pena demandar tempo para a aventura em família. Acampar com os filhos traz tantos benefícios no desenvolvimento das crianças que o bônus supera o ônus com categoria!

Para que isso dê certo, é preciso lembrar que nesse tipo de acampamento, o perfil é mais família e menos aventura, focando mais nas crianças do que nós adultos. Assim é possível evitar possíveis perigos ou situações que não condizem com o momento. Partindo desse ponto, praticar campismo com os filhos torna-se muito mais fácil e legal do que muitos pais imaginam. Por isso estimulamos a prática do campismo: para a construção de um mundo melhor tanto para nós pais quanto para nossos filhos!

freshlab