Motocross e enduro

26/09/2018 Outros58

Os campeonatos com motos são muito populares no Brasil e em outras partes do mundo. Com certeza você já ouviu falar em motocross e enduro, modalidades de off-road. Mas você saberia dizer a diferença entre elas? Para algumas pessoas, elas são a mesma coisa, com nomes diferentes. Para acabar com essa confusão, hoje vamos te ensinar as diferenças entre motocross e enduro.

Motos

As motos usadas no motocross são mais brutas e não oferecem muito conforto ao piloto. Isso porque foram desenvolvidas para andar sobre pedras, areia, lama e água. Mas, as de enduro, mesmo derivando das de motocross, têm características mais suaves. Os faróis também são um diferencial nas motos de enduro. Isso porque as corridas noturnas são comuns nessa modalidade.

Proibição e permissão de uso nas vias públicas

Geralmente, quem pratica motocross só usa as motos dessa modalidade nos espaços esportivos. Isso porque não possuem autorização legal para andar com elas nas vias públicas. Para participar de campeonatos, elas são muitas vezes levadas a reboque até o local da competição.

Já as motos de enduro podem andar em trilhas e nas estradas. Seu uso é permitido nas vias públicas, porque possuem matrícula, pedal de descanso, faróis e demais elementos. Elas precisam estar de acordo com as normas de tráfego rodoviário.

Provas – Motocross

O motocross é uma prova de circuito fechado, com obstáculos feitos por mãos humanas, mas aproveitando a configuração do terreno. Além disso, a pista tem, em média, entre 1.500m e 2.000m.

As pistas são largas, os competidores partem todos juntos (40 competidores, mais ou menos) e as baterias de provas duram cerca de 30 minutos cada uma. O piloto que completar a bateria de motocross primeiro, vence.

Provas – Enduro

A maioria dos enduros é feito em todo-terreno (fora da pista), mas aproximadamente 30% do total do terreno corresponde a asfalto. As provas se realizam em terrenos com, no mínimo, 200 km de extensão. Também é preciso enfrentar obstáculos naturais.

Os pilotos partem em grupos, separados entre si apenas por alguns minutos. Cada piloto tem que cumprir o trajeto da prova em um período determinado (quem não cumpre o tempo é penalizado). Nesta modalidade, vence o piloto que melhor se ajustar ao período.

Acessórios de segurança

Para qualquer uma dessas práticas, porém, é essencial utilizar itens de segurança. Eles são muito importantes para garantir a estabilidade e autonomia na hora de pilotar uma moto. Por isso, sempre use capacetes, joelheiras, luvas, cotoveleiras, óculos e também botas especializadas.

E você, precisa de uma bota resistente e confortável para curtir um motociclismo – seja de qualquer categoria ou só para o dia a dia, mesmo? Acesse nosso site e compre uma Botas Vento para te acompanhar em suas aventuras!

freshlab