Parques nacionais para os amantes de natureza!

04/10/2018 Destinos e roteiros30

Com suas dimensões continentais, o Brasil presenteia os amantes da natureza com várias opções de parques nacionais para serem explorados. Com biomas diferentes – por causa das localizações diferentes – esses parques permitem aos turistas conhecer a natureza ainda intocada pelo homem e preservada para as futuras gerações. Montamos uma lista com 5 parques nacionais para os amantes da natureza, confira!

Lençóis maranhenses – Maranhão

Esse parque nacional é uma unidade de conservação que protege integralmente a fauna, flora e as belezas naturais existentes no local. Ele apresenta ecossistema variado, que vai do mangue à restinga, passando por dunas incríveis, porque está inserido no bioma costeiro marinho.

Para visitar o parque, o turista precisa ir até o município de Barreirinhas (melhor estrutura), Santo Amaro (lagoas perenes durante todo o ano) ou Atins (povoado “pé na areia” junto à foz do rio Preguiças). A entrada na reserva é feita pelo acompanhamento de um guia credenciado. O deslocamento entre as atrações é feito com veículos 4×4 ou por barco.

Chapada Diamantina – Bahia

É aqui que os amantes da natureza encontram as nascentes de quase todos os rios que se formam nos cumes, deslizam pelas serras e despencam de lá do alto. Eles formam as lindas cachoeiras, além de piscinas naturais.

Sua vegetação é exuberante, apresentando espécies da caatinga e da flora serrana. E lá é possível encontrar lindas orquídeas, bromélias e sempre-vivas. Entre os destaques da região, podemos citar a Cachoeira da Fumaça, a Cachoeira do Buracão, o Morro do Pai Inácio, o pantanal do Marimbus e os Poços Azul e Encantado, por exemplo.

Fernando de Noronha – Pernambuco

Composto por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origens vulcânicas, tem praias as quais são famosas por sua beleza. Também são conhecidas por oferecer aos amantes da natureza a possibilidade de praticar mergulho a profundidades que vão até 40m. Já a visibilidade pode chegar a até 50m.

É possível chegar a Fernando de Noronha por meio de duas capitais: Natal ou Recife. Delas partem voos diários para a principal ilha do arquipélago. E, entre as suas atrações, podemos destacar: Mirante dos Golfinhos, Trilha Histórica, mergulho ao ar livre, passeio de barco ao entardecer e trilhas do Leão, Golfinho e Atalaia, por exemplo.

Aparados da Serra – Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Esse parque concentra os desfiladeiros que fazem fronteira natural entre os dois estados. Seus paredões verticais podem chegar a 700 metros de altura. Por lá, a vegetação reúne biomas como a mata atlântica, o pampa gaúcho e as florestas de Araucária. E é possível encontrar em Aparados da Serra animais como o lobo-guará, o papagaio-de-peito-roxo e a jaguatirica, por exemplo. Ou seja, destino mais do que perfeito para os amantes da natureza!

Chapada dos Veadeiros – Goiás

Suas fauna, flora e hidrografia são muito preservados. Entre os animais que vivem no parque, mais de 50 espécies são tidas como raras ou sob risco de extinção. Lá é possível encontrarmos animais como: o cervo-do-pantanal, o veado-campeiro, a onça-pintada, a ema, o urubu-rei e o gavião, por exemplo. Esse lugar é o verdadeiro sonho de qualquer amante da natureza!

O acesso ao parque acontece pelo Povoado de São Jorge, no Alto Paraíso de Goiás. A visitação pode ser acompanhada por guias ou não, a critério do turista. Entre os destaques do parque, podemos citar paraísos como o Vale da Lua – rochas na cor cinza que foram esculpidas pelo rio São Miguel, Cachoeiras Almécegas – duas cachoeiras que escorrem por rochas íngremes, Raizama – conjunto de cachoeiras que é excelente para a prática de canyoning rapel. Além de piscinas naturais de águas termais.

Outra dica bem legal, por exemplo, é se hospedar também em Cavalcante, outro município vizinho ao Parque Nacional e perto da incrível Cachoeira de Santa Bárbara com suas águas esverdeadas.

E aí, se animou para conhecer esses lugares maravilhosos? Então compre suas Botas Vento para te acompanhar nessa aventura!

freshlab