Nômade digital: o que é e como tornar-se um deles

Muita gente ainda tem dúvidas sobre o que é ser nômade digital. Imagine estar em uma praia maravilhosa, um canyon ou uma floresta e ao mesmo tempo trabalhar, por exemplo. Esse sonho é a realidade de um novo grupo de profissionais: os nômades digitais.

Essa novidade veio com o crescimento de mercados diferenciados, internet das coisas, da tecnologia, novas profissões e de conteúdo digital. Os custos de vida altos no Brasil e passagens aéreas internacionais baratas, por exemplo, também contribuíram para o surgimento dos nômades digitais.

Essa é a saída ideal para profissionais que querem sair do escritório e variar a rotina. Sim, é possível juntar o útil ao agradável: trabalhar e viajar ao mesmo tempo. Basta tornar-se um nômade digital!

Com as condições de trabalho atuais, vários profissionais podem desempenhar suas atividades de qualquer computador com internet. Nem mesmo reuniões precisam ser presenciais. Se você pode trabalhar de casa, usando a tecnologia, você pode trabalhar de qualquer lugar do mundo.

A parte boa é a liberdade, flexibilidade, viajar em baixa temporada, não ter horários, não estar dentro do mesmo escritório todos os dias… E o principal: ter a oportunidade de poder viajar, conhecer lugares novos, pessoas diferentes e culturas incríveis o tempo todo.

Dicas para quem quer se tornar nômade digital:

Estude e pratique:

Caso não tenha nada a oferecer que possa ser feito online, encontre algo que te interesse e estude/trabalhe de graça. Assim você aperfeiçoa seu talento até que esteja pronto a cobrar por seu trabalho.

Tente se destacar:

Vá também atrás de meios não tão convencionais ao entrar em contato com o empregador. Ser original e autêntico pode ser muito compensador.

Aproveite a oportunidade que já tem em mãos: Se você já tem uma boa relação com seu empregador, pode tentar uma negociação. Se seu trabalho pode ser feito fora da empresa, faça uma proposta. Tente convencê-lo a te contratar trabalhando remotamente (em casa/outras cidades do país).

Encontre seu potencial:

Saiba quais são seus talentos e o que você pode oferecer para uma empresa totalmente online.

Seja disciplinado:

Quem entra no mundo online tem que ter uma auto-disciplina e controle muito grandes. Afinal, você é seu próprio chefe e não vai ter ninguém te vigiando enquanto trabalha.

Prefira pagamentos em moedas fortes:

Busque por oportunidades que te ofereçam em dólar ou euro, por exemplo. Isso porque você multiplica o valor do seu tempo e trabalho quando gasta em um país onde a moeda é mais fraca.

Se você quer se tornar um nômade digital, siga nossas dicas e boa sorte!

freshlab