Como policiais podem se preparar para um dia de trabalho

O trabalho dos policiais é muito importante para o bom funcionamento da sociedade. Sem a existência desse profissional, a desordem e o caos ficariam à vontade para despontar. E com essa importância, vem também uma grande responsabilidade. Isso faz com que esses trabalhadores sintam-se pressionados e estressados boa parte de sua jornada.

Por isso, uma preparação adequada para mais um dia de trabalho é fundamental. Além disso, pode ajudar muito a deixar os policiais mais aptos a realizar seu serviço da melhor forma. Quer descobrir as melhores dicas para fazer isso? Continue lendo esse post!

Comece o dia com uma alimentação reforçada

O café da manhã é uma refeição muito importante para um policial de alto desempenho. Isso porque, logo  no início do expediente, ele já pode se deparar com uma situação de muito esforço físico. Porém, também é preciso lembrar que você pode passar horas sem comer. Portanto, começar o dia com um bom café da manhã é essencial.

Você vai precisar de carboidratos, que darão a disposição necessária para agir. As melhores fontes de carboidratos são pães e biscoitos integrais, bem como frutas dos mais diversos tipos. As proteínas são fundamentais para que a musculatura fique em dia e permita ter força para as ações. Então, peito de peru, blanquet de frango e queijos magros são boas pedidas. E existem também as gorduras insaturadas, que ajudam nas reações celulares. Azeite extra virgem e castanhas são as melhores opções.

É bom também sempre levar consigo uma barra de cereais ou uma fruta. Afinal, nunca se sabe quando uma ocorrência vai estender o expediente por horas.

Hidrate-se

Você com certeza já ouviu falar que nosso corpo é composto por 70% de água, não é mesmo? Então pode imaginar quais são as consequências de estar desidratado no dia a dia. Especialmente em situações de esforço. No trabalho policial, onde há maior desgaste físico e, consequentemente, mais suor, perder muito líquido pode ser perigoso. Desidratar pode causar tonturas e desmaios. Isso pode ter consequências fatais durante uma perseguição ou negociação. Portanto, beba de 2 a 5 litros de água por dia e sempre ande com sua garrafinha à mão.

Faça alongamentos

A tensão do dia a dia é péssima para nossos músculos e articulações. Ficamos encurtados, rígidos e com dor, além de predispostos a lesões. O peso do fuzil e o tranco dos disparos podem gerar dores fortes na cervical e ombros, por exemplo. A solução para esse mal está num hábito bem simples: o alongamento. Para prevenir lesões, faça uma sessão antes de iniciar o expediente. Comece com o pescoço, fazendo giros lentos e completos, dez vezes para cada lado. A região lombar e posterior de coxas também merece atenção. Por isso, solte bem essa área e tente levar as mãos aos pés sem dobrar os joelhos. Mantenha a posição por 10 segundos e volte lentamente. Os braços também são exigidos: busque alongar os músculos esticando-os lateralmente à cabeça e também mantendo por dez segundos. Faça movimentos calmos e controlados.

Se dê um tempo

Antes de pensar em começar a fazer qualquer coisa, é preciso limpar a mente. A vida do policial é atribulada e muitas vezes sua rotina é desumana. Isso pode ser estressante e levar a uma mente inquieta. Respire fundo e reserve para si cinco ou dez minutos antes de iniciar sua jornada de trabalho. Relaxe a mente e tente eliminar os problemas do dia anterior. Só então mergulhe de cabeça no seu dia de trabalho.

Cheque equipamentos e armamento

Todo dia também é preciso checar se equipamentos e armamentos estão em perfeito estado de funcionamento. Sua vida pode depender desses itens e se eles falharem, pode ser tarde demais. Torne esse procedimento um hábito na sua rotina diária e evite surpresas desagradáveis.

Seguindo essas dicas, seu dia de trabalho na rua será mais fácil e produtivo. Você precisa se condicionar aos bons hábitos, para seu próprio benefício e da sociedade. Caso tenha outras ideias para compartilhar, deixe nos comentários!

freshlab