Dia Internacional da Montanha

08/01/2019 Outros2

Dia 11 de dezembro foi comemorado o Dia Internacional da Montanha, mas você realmente entende o significado dessa data? Sabe por que ela foi criada e o que pretende? Leia o post de hoje e descubra a resposta a essas perguntas.

Para que foi criada

O dia internacional da montanha foi criado pela ONU para chamar atenção das pessoas para os problemas das regiões montanhosas. Isso porque, nelas, reúnem-se mais de um quarto da população mundial e de lá são extraídos recursos de grande importância econômica e humana. Além disso, são em regiões montanhosas que nascem os principais rios do mundo e elas são fundamentais para a regulagem do clima no planeta.

Atualmente, as regiões montanhosas do mundo sofrem com grandes problemas políticos. Problemas esses que podem até mesmo interferir na paz. Esse é o caso, por exemplo, do leste do Congo. Envolvem também, logicamente, problemas naturais que vem da falta de planejamento, corrupção e negligência.

No Brasil também temos nossos problemas: aqui, temos importantes áreas montanhosas com problemas de uso e ocupação do solo. Isso causa diversas catástrofes naturais. Infelizmente, nossas autoridades não priorizam a resolução dessas questões. Inclusive, existem projetos ambiciosos que causam grandes desequilíbrios em nossos geossistemas montanhosos já fragilizados.

Montanhismo

O montanhismo é uma atividade saudável e de pouco impacto ambiental. Nossa cultura envolve o autoconhecimento e o respeito à natureza. Além dessa importância, o montanhismo é uma forma saudável de se conhecer e divulgar as paisagens da montanha. E esse sim é o maior recurso dos nossos frágeis e importantes geossistemas terrestres.

Os montanhistas deixam sua mensagem às autoridades, assinado pela ONU, que a preservação não existe sem conhecimento. Além disso, o desenvolvimento só ocorre com respeito à sociedade e à natureza. Ainda precisamos repetir a lição não aprendida: até quando a natureza e o homem aguentam?

Mais uma coisa, se você também é praticante de montanhismo, também precisa entender a importância de respeitar a natureza. Em suas práticas de montanhismo, lembre-se de preservar o meio ambiente, evitando jogar lixo nas matas ou realizar outras práticas que possam degradar o lugar. Afinal, a atitude deve começar em cada um de nós!

freshlab