O que observar antes de comprar sua bota para trekking

Está a fim de comprar sua bota para trekking? Então fique de olho nessas dicas que separamos sobre o que você precisa observar antes de comprar uma.

Sempre que for comprar uma bota impermeável para trekking, a grosso modo, análise:

Solado

Ela precisa ter um bom grip (aderência). Se tiver o CA (Certificado de Aprovação como Equipamento de Proteção Individual), a sigla SRC precisa estar gravada na bota. Essa sigla só é dada à caçados que tenham excelente grip (aderência). Normalmente, só solados em borracha – e mesmo assim são poucos – conseguem essa classificação. Também é importante ter o desenho adequado para o ambiente de trilha e montanha. Isso faz muita diferença e é questão da segurança da sua vida que está em jogo.

Formato

Observe se a forma da bota foi feita para os pés dos brasileiros e brasileiras. Isso porque nossos pés são bem diferentes dos pés de europeus e norte americanos. E de asiáticos também. Então, por exemplo, uma bota que fique perfeita para um alemão, pode ficar desconfortável para um brasileiro.

Conforto

A certificação de conforto: isso é indispensável. Observe se a Bota foi testada no Laboratório de Biomecânica do IBTEC e foi aprovada nas Normas de Conforto Biomecânico. No caso, a Série ABNT NBR 14834 a 14840. Se a bota for importada, veja se tem alguma certificação equivalente. O SATRA é o instituto adequado para testar conforto em calçados europeus.

Pesquise

Procure avaliações na internet e nas comunidades de montanhistas e similares. Assim você vai descobrir a verdadeira qualidade da bota, a partir da opinião de pessoas que a usam. Afinal, só a opinião do fabricante não é suficiente.

Cuidado com valores baixos

Desconfie de produtos muito baratos: não há milagres. Acredite em mim! Nós lutamos diariamente a quase 25 anos para baixar os custos de nossas botas. Pelo menos até agora não encontramos…

Observe o RECLAMEAQUI da marca

Afinal, um produto com histórico de muitas reclamações, dificilmente é bom ou confiável.

Tire suas dúvidas

Escreva para o fabricante e faças as perguntas que achar necessárias. Além de lhe esclarecer, você poderá ver a atenção que o fabricante  dá à seus clientes.

Adequação

Observe se a bota que você está comprando é adequada para as atividades que quer praticar. Não adianta ter uma super bota para escalada em alta montanha e usar para fazer caminhadas. Assim, você só vai castigar seus pés e seus joelhos.

Sempre experimente antes de comprar

Prove a bota, se ficou desconfortável, devolva. Ou não compre. Aquele papo de que bota tem que amaciar e que é normal machucar no começo é coisa absurda.

Seguindo essas dicas, com certeza você fará uma boa escolha.

freshlab