Dicas dos bombeiros para curtir o verão com segurança

É no verão que os bombeiros mais tem trabalho, afinal, as pessoas viajam para o litoral  e lá acabam descuidando da segurança. Por isso, no post de hoje, separamos algumas dicas de segurança dos bombeiros para você curtir um verão tranquilo. Confira!

Crianças em casa

Com as crianças de férias e passando mais tempo em casa, algumas atitudes de segurança são necessárias. Como por exemplo, instalar portões nas extremidades das escadas e proteger as tomadas elétricas das casas na praia.

Idosos também precisam de atenção redobrada

Os idosos também requerem atenção especial, afinal, segundo os bombeiros, 75% das ocorrências atendidas envolvem quedas de idosos. Como geralmente nas casas da praia as pessoas passam menos tempo, talvez não se preocupem em ter uma estrutura preparada para os idosos. Portanto, instalar barras fixas ao lado do chuveiro e vaso sanitário são medidas essenciais de segurança. Manter os ambientes bem iluminados também é uma boa iniciativa.

Cuidados no litoral

Se for aproveitar o calor para curtir uma praia, é bom prestar muita atenção ao entrar no mar. Os bombeiros alertam: água no umbigo, é sinal de perigo. Por isso, para que aproveitar o litoral em segurança, procure ficar perto dos guarda-vidas. Além disso, não abuse: as condições do mar podem mudar muito rápido, com entrada de correntes ou surgimento de buracos.

Atenção à sinalização

Procure as sinalizações que indicam correntes ou canais de água que puxam para dentro do mar. Além disso, você pode falar com os guarda-vidas para saber qual o lugar mais seguro para nadar.

Bebeu? Fique longe do mar!

Os bombeiros também recomendam evitar entrar no mar depois de ingerir bebidas alcoólicas. Isso porque essas bebidas interferem na capacidade e julgamento dos riscos. Depois de comer também não se deve entrar no mar. Afinal, ao fazer isso você corre risco de sofrer uma congestão. Ah, não esqueça de ficar longe de pedras e costeiras, que podem gerar correnteza e dificultar o socorro.

Crianças exigem atenção redobrada!

Com crianças então, a atenção precisa ser ainda maior! Na beira do mar, uma prancha de surf solta pode causar ferimentos. Lembre-se de tomar sempre cuidado, pois as ondas podem puxar seu filho para dentro do mar!

Para evitar que a criança se perca, também é importante que seu filho use uma pulseirinha de identificação. Ela deve conter o nome completo da criança e o telefone para entrar em contato para facilitar a identificação em caso de perda de contato visual.

Siga essas dicas e aproveite o verão sem surpresas ruins!

freshlab